Baleia aparece morta presa à rede na Região dos Lagos

Foto: Reprodução do Facebook

A imagem de uma baleia jubarte morta presa a uma rede na Região dos Lagos viralizou nas redes sociais durante este fim de semana e causou revolta. O flagrante foi feito na manhã de sábado em mar aberto por um morador de Arraial do Cabo. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já está apurando as causas do ocorrido, já que a pesca é regulamentada na região e as redes tem que ter identificação obrigatória.

O animal foi avistado na região da Praia Grande, próximo ao bairro de Monte Alto. Segundo ambientalista, até setembro, as baleias passam pela região de Arraial do Cabo, em direção às águas mais quentes do Nordeste, algumas acabam encalhando ou até mesmo ficando presas em redes de espera, como possivelmente aconteceu com a jubarte encontrada morta no sábado.

Em entrevista concedida, neste domingo, para O Globo, a coordenadora regional ICMBio, Andréa da Nóbrega Ribeiro, informou que estava apurando o caso. “A pesca não é proibida na região. É regulada. Tudo depende do tamanho da rede utilizada. Mas, se conseguiu prender uma baleia, posso adiantar que, provavelmente, tem alguma coisa errada”, disse.

Os relatos de animais marinhos mortos em Arraial do Cabo também se alastraram nas redes sociais. Só as fotos da baleia morta tiveram até o início da tarde deste domingo 17 compartilhamentos e dezenas de comentários revelando revolta. ”Lamentável o homem, está acabando com nosso planeta…“, disse um deles.

A Capitania dos Portos de Cabo Frio, responsável por Arraial do Cabo ainda não se pronunciou sobre o caso. Ontem, ainda segundo O Globo, não havia ninguém no escritório da Capitania para comentar o incidente. Até o fechamento desta reportagem não havia informações sobre o aparecimento da baleia na costa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *