Rafael Gomes, aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual José Francisco de Sales, foi o escolhido para receber a chama olímpica que vai acender a tocha na passagem da Tocha Olímpica em Campos. Na tarde desta quarta-feira (27), ele recebeu o uniforme que usará no momento do recebimento da chama, com a logomarca #SomosTodosBrasil. A entrega foi feita por um representante do Ministério do Esporte.

– Rafael vai receber o lampião com a chama olímpica e acenderá a primeira tocha que iniciará o revezamento e caminhar com o primeiro condutor pelos primeiros 200 metros – informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, coordenador local do Comitê da Rio 2016.

O aluno foi escolhido devido ao seu destaque na escola, pela prática de voleibol e pelo seu desempenho à frente da representação do Grêmio Estudantil.

– Foi um momento de muita satisfação ter nossa escola escolhida para este momento especial, uma vez que a escola tem um projeto educacional de inclusão de esportes. Escolhemos Rafael para nos representar por ele ser um atleta na nossa escola, pelo seu engajamento como representante de turma, à frente do grêmio escolar e principalmente pelo seu bom rendimento escolar. Ele é um aluno que incentiva o esporte – ressaltaram os diretores do colégio, Marcelo Cavalcante e Keila Calegario.

-Além de praticar vôlei na escola, eu também prático jiu jitsu nos momentos de lazer. O esporte faz parte da minha personalidade, e acho que o futuro do Brasil está diretamente ligado à prática de esportes, para ensinar regras e ética às pessoas, e à educação, para nos tornar cidadãos conscientes. Para mim, é mais que um prazer, é um orgulho acender a Tocha Olímpica na minha querida cidade- disse o estudante.

O assessor do Ministério do Esporte, Charlles Fernando Bueno, ressaltou a importância de ter um estudante envolvido neste momento marcante para o país.

– A integração da educação com o esporte é extremamente fundamental para o desenvolvimento do país. Ter um estudante recebendo o fogo olímpico é uma forma de demonstrar que a cidade de Campos, o governo do Estado e o governo federal estão engajados na busca do crescimento do nosso futuro, que são os jovens alunos e atletas. Neste momento tenho grande alegria de, em nome do governo federal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Esporte, passar para o Rafael, o uniforme ao qual ele receberá a chama olímpica, e que ele poderá mostrar com orgulho no futuro, que fez parte desse momento tão importante da história brasileira, que são as olimpíadas – pontuou Charlles.

Percurso – Com saída em frente à Vila Olímpica Lulu Beda, do Jardim Carioca, a tocha descerá até o leito do Rio Paraíba do Sul e atravessará o rio em um barco de remo, com destino ao Cais da Lapa. Depois, a tocha seguirá em direção à Avenida XV de Novembro, até o Edifício Garagem Plaza Shopping. Em seguida, vai acessar a Avenida Alberto Torres, Avenida 28 de Março, passará pela Avenida Gilberto Cardoso, Avenida Alberto Lamego e vai até o Cepop. As personalidades vão revezar a tocha a cada 200 metros. Depois, a tocha seguirá para o município de Conceição de Macabu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *