O trabalho nos dois canais será realizado simultaneamente

 

Duas máquinas estão atuando na limpeza do Canal Coqueiros, em Campos, e outra realizando o mesmo trabalho no Canal Cambaíba. A ação está sendo realizada graças a uma parceria entre a prefeitura de Campos, através da superintendência de Agricultura e Pecuária, e a secretaria estadual do Ambiente (SEA). As máquinas estão em dois pontos do Canal Coqueiros: próximo a Avenida Alberto Lamego, no Parque Califórnia e entre os bairros Jóquei e Penha. O trabalho nos dois canais será realizado simultaneamente.

— Os canais estão muito assoreados. Então, essa limpeza será de grande importância para que a água siga o curso normal, mas é necessário que chova porque estamos no período do plantio e precisamos de água para atender os produtores rurais, principalmente, da Baixada Campista, que vem sofrendo com o período de estiagem — adianta o superintendente.

Segundo Nildo Cardoso, quatro caminhões vão chegar ainda esta semana para remoção do material retirado apenas do Canal Coqueiros.

— O canal está muito obstruído e todo este material orgânico será utilizado como adubo para recuperação do solo — informa o superintendente, lembrando que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já autorizou esse trabalho.

O Canal Coqueiros tem cerca de 40 quilômetros de extensão e passa pelos bairros Matadouro, Parque Califórnia, Vivendas do Coqueiro, Jóquei, Penha, passando por Donana e Tocaia, na Baixada Campista.

— Temos máquinas em dois pontos do Canal Coqueiros. Uma próximo ao Matadouro, em direção ao Rio Paraíba do Sul, e outra em direção aos bairros da Penha e Jóquei — detalha Cardoso.

O Cambaíba tem 16 quilômetros de extensão e o trabalho está concentrado, neste início, no trecho da BR-356, estrada que liga Campos a São João da Barra.

— No Canal Cambaíba, estaremos realizando intervenções em cerca de 11 quilômetros porque uma parte dele já recebeu limpeza — esclarece Nildo Cardoso, lembrando que o Canal passa pelas localidades de Poço Gordo, Espinho, Baltazar e Beira do Taí, desaguando no Canal São Bento, na Baixada Campista. “Durante as nossas visitas às propriedades rurais, recebemos muitas demandas relativas à água, principalmente, para irrigação, limpeza de bebedouros e tanques, como em Cambaíba e Brejo Grande. Através dessa importante intervenção nestes dois canais, eles serão desobstruídos, permitindo a vazão da água para as propriedades rurais”, informa o superintendente.

Fonte: Comunicação PMCG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *