Campos terá polo da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

O município de Campos vai participar, mais uma vez, no próximo dia 2 de dezembro, sábado, da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que este ano completa 14 anos.

O atendimento será no Hospital Escola Álvaro Alvin (HEAA), das 9h às 15h. A expectativa é de que entre 200 e 300 pessoas sejam atendidas, sem a necessidade de agendamento prévio. A campanha, sob o tema “Dezembro Laranja”, é realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Ao chegar e se identificar, a pessoa será encaminhada para avaliação. No atendimento, será orientada a como identificar os principais sintomas da doença e as medidas que pode adotar para se proteger. No ano passado, das 220 pessoas atendidas, 16 foram diagnosticadas com a doença, fora aquelas identificadas com pré-câncer” afirmou a médica dermatologista Ana Paula Moura de Almeida, coordenadora do posto da campanha em Campos.

O câncer de pele é o de maior incidência no país, com cerca de 176 mil novos casos ao ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A questão genética influencia, mas o risco é agravado pelo clima tropical do país. De acordo com a médica, as pessoas devem estar atentas à prevenção.

“ Normalmente as pessoas de pele mais clara são as mais vulneráveis, mas todos devem usar sempre o protetor solar fator 30. Na região, temos pessoas que se expõem mais aos raios ultravioleta, como pescadores e lavradores, e que normalmente não tomam muito cuidado” alerta a especialista.

Ainda segundo a dermatologista, durante a campanha, os possíveis casos de câncer e pré-câncer identificados serão encaminhados para o devido atendimento e tratamento na rede de saúde do município. “Mas o grande foco é mesmo a questão da prevenção. Temos que melhorar as formas de precaver, no dia a dia, pois somente assim iremos, no decorrer dos anos, iremos reduzir esses índices alarmantes da doença”, conclui a dermatologista. 

A secretária de Saúde, Fabiana Catalani, os pacientes que apresentarem lesões suspeitas na pele serão encaminhados para realização da biópsia já com data agendada para o mês de dezembro.

“Esta ação é de extrema importância para a conscientização da população sobre a gravidade do câncer de pele, que é o mais frequente no Brasil e que se diagnosticado rapidamente, pode ter 100 por cento de cura “ressaltou Fabiana Catalani.

 Fonte: Supcom

 

About estrategia

has written 362 post in this blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *