Preço do etanol dispara em Campos

A Superintendência do Procon/Campos acaba de elaborar a pesquisa de preços dos combustíveis, feita entre os dias 24, 25 e 26 de outubro. A pesquisa foi realizada em 39 postos, que correspondem a 1/3 dos postos do município. O órgão municipal de defesa do consumidor alerta para diferenças de preços de até 12%, o que num tanque de combustível pode fazer uma grande diferença.

Ao contrário do que foi amplamente divulgado não houve redução no preço da gasolina, sendo que o álcool disparou de preços e o diesel também teve uma pequena evolução. O preço do GNV (gás natural) não sofreu alteração. Os consumidores se sentem enganados, pois o governo federal divulgou muito que haveria uma redução. O Procon/Campos esperou 15 dias para que o mercado se ajustasse e então realizou a pesquisa.

De acordo com a superintendente do Procon/Campos, Dr.ª Rosangela Tavares a expectativa criada pelo governo federal não se concretizou. “A redução dada as distribuidoras para a gasolina não chegou ao consumidor final. Os donos de postos informam que já estavam segurando os preços há muito tempo e não tem como reduzir esses preços. Já o álcool disparou, mesmo estando na safra da cana de açúcar”, destaca Dr.ª Rosangela Tavares.

Os preços que ainda estão relativamente estabilizados se devem a concorrência entre os postos. Na pesquisa atual ficou constatado um aumento de 0,4% da gasolina, de 7,5% do etanol e de 2,2% do diesel.

O consumidor pode encontrar boas diferenças de preços, conforme veremos a seguir:

Produto Menor preço Maior preço
Gasolina comum 3,490 3,999
Gasolina aditivada 3,699 4,099
Etanol 3,149 3,599
Diesel 2,920 3,389
GNV 2,249 2,299

O Procon/Campos ressalta que o consumidor não deve apenas se ater aos preços, mas verificar também as condições de higiene, manutenção, atendimento, validade e qualidade dos produtos ofertados.

PESQUISA DE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS/outubro de 2016

About fabricio lirio

fabricio lirio has written 1347 post in this blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *