Procon de Campos alerta para desbloqueio de celulares

Se você deseja solicitar o desbloqueio do seu aparelho celular para habilitar os serviços em outra operadora fique atento, pois a prestadora que vendeu o aparelho não pode cobrar qualquer valor para realizar o desbloqueio. O serviço é gratuito.

A opção pode ser solicitada a qualquer momento sem cobrança adicional pelo desbloqueio. Mesmo que você esteja fidelizado à prestadora, você pode pedir o desbloqueio do aparelho. Isso não configura quebra de contrato.

O consumidor deverá levar o aparelho a loja da prestadora, comprovar a titularidade e se o desbloqueio não puder ser efetivado de imediato deverá ocorrer até três dias úteis após a solicitação (a Anatel não estipulou prazo, mas é razoável até três dias).

De acordo com a superintendente do Procon/Campos, Rosangela Tavares, o serviço é simples. “Todas as lojas autorizadas a comercializar aparelhos da operadora estão aptas a efetuar o desbloqueio. O serviço não é complicado de fazer, e o fornecedor não pode se recusar de efetuá-lo, sob qualquer pretexto. O consumidor deve apresentar apenas RG, CPF e a nota fiscal de compra do aparelho”, destaca.

Se você pretende mudar de prestadora verifique se o seu aparelho funciona na rede da operadora para a qual você vai migrar. Alguns aparelhos mesmo com o desbloqueio não funcionam em qualquer rede porque aceitam apenas certas bandas. Você também pode confirmar essa informação na caixa ou no manual do celular.

Cuidado com aparelhos importados: As prestadoras brasileiras não são obrigadas a desbloquear aparelhos que não comercializam. Elas também não são obrigadas a aceitar o uso desses aparelhos caso não sejam compatíveis com suas redes.

“Se você estiver fidelizado com a operadora de origem e quiser desbloquear o celular para mudar de prestadora você vai precisar pagar a multa acordada com a empresa prevista em caso de rompimento do contrato antes do fim do prazo”.

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