Presos mantém 15 reféns em rebelião em presídio de Itaperuna

kljkl_1

Quinze pessoas estão sendo mantidas reféns em uma rebelião Presídio Diomendes Vinhosa Muniz, em Itaperuna, que teve início na madrugada desta segunda-feira (20).

De acordo com as primeiras informações, os reféns permanecem amarrados as celas, sendo ameaçados de morte pelos detentos. Eles pedem a presença de um representante Comissão de Direitos Humanos.

A princípio a motivação da rebelião seria a troca da diretoria do presídio. Os detentos alegam maus tratos.

A direção do presídio solicitou reforço Policial ao Batalhão da Policia Militar do município.

Familiares dos presos passaram toda a madrugada em frete ao presídio.

Nota da Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que nesta madrugada, 19 de junho, internos do Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna, iniciariam um motim na unidade devido a um desentendimento entre presos. A Seap informa ainda que a coordenação da área, a direção da unidade e o Grupamento de Intervenção Tática (GIT) estão no local e a situação já foi controlada.

Cabe ressaltar que três internos sofreram escoriações e serão encaminhados para o hospital.

 

Jornalista é encontrada morta em quarto de hotel; Polícia suspeita de envenenamento

naom_57692b193e54b

A jornalista Priscila Teixeira, de 25 anos, foi encontrada morta no último sábado (18) em um hotel em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro (RJ). Ela era produtora da Inter TV, afiliada da Globo na cidade.

Ela tinha sido vista pela última vez na tarde de sexta (17), quando saiu de casa e não voltou. Na manhã do sábado, amigos compartilharam publicações em uma rede social procurando por ela. De acordo com a Polícia Civil, ela entrou no hotel na noite de sexta-feira. O corpo foi encontrado no início da tarde deste sábado. Uma possibilidade investigada pela polícia é de envenenamento.

Segundo o site ‘G1’, Priscila não tinha marcas de agressão no corpo, sejam elas físicas ou sexuais, segundo a Polícia Cívil.

O velório aconteceu já no último sábado na Primeira Igreja Batista em Arraial do Cabo, e o sepultamento foi feito no domingo (19) no cemitério municipal da cidade.

Após resgate de traficante em hospital, polícia contra-ataca e faz grandes apreensões de armas e drogas

1762320a-fd1a-4644-8173-5472186fcdc60b3abece-cd49-4c19-81af-c6eefb29c0b4d32ad41b-c777-400b-aaf1-aa36d008dceaO Comando da Corporação determinou a realização de operações policiais com o objetivo de combater atividades criminosas, recapturar o criminoso resgatado em hospital do Centro do Rio e prender suspeitos de participar dessa ação criminosa.

Segue o balanço da operação realizada no estado do Rio nesta segunda-feira (20):

COE – O Comando de Operações Especiais atuou no Complexo do Maré.

Batalhão de Polícia de Choque (BPChq): Após vasculhamento na comunidade Parque União, foram apreendidos cerca de 4 kg de maconha, material para endolação, 500 g de pasta base de cocaína, 2612 pinos de cocaína e 75 sacolés de maconha e fogos de artifício.

Batalhão de Ação com Cães (BAC): Apreendeu grande quantidade de maconha, dois revólveres, um fuzil, quatro carregadores, munições calibre 9mm e cerca de 50 kg de pasta base de cocaína.

Batalhão de Operações Policiais Especiais: Dois suspeitos foram presos e com eles os policiais apreenderam duas submetralhadoras 9 mm, além de carregadores e munições. Durante vasculhamento, foram encontrados 16 tabletes de cocaína de aproximadamente 1 kg além de farta quantidade de drogas embaladas e prontas para venda (ainda não contabilizadas).

– 1º CPA (Sem balanço)

–  2º CPA

9º BPM (São José Operário)

Uma pistola sem numeração, uma granada, 65 trouxinhas de maconha, 11 pinos de cocaína, um rádio transmissor.

41º BPM (Irajá)

Um fuzil foi apreendido e um suspeito detido

– 3º CPA (Sem balanço)

– 4º CPA

7º BPM (São Gonçalo)

Dois suspeitos presos no Bairro Almerinda com material entorpecente (261 tabletes de maconha e 257 Sacolés de cocaína).

12º BPM (Niterói)

Operação nas comunidades do Preventório foram dois detidos com 450 gramas de maconha e 89 pinos de cocaína. Na comunidade do Caramujo, um menor foi apreendido com um rádio transmissor, além de uma sacola contendo 113 pinos de cocaína e 02 carregadores de fuzil calibre 7,62.

22º BPM(Maré)

Policiais militares na comunidade de Nova Holanda em Bonsucesso em determinação ao Comando, realizaram operações em torno da Comunidade e logrou exito em apreender (2 submetralhadora 9mm, 3 carregadores de submetralhadora 9mm, 1 carregador de fuzil, 34 munições de 7,62, 11 munições de 9mm, 16 tabletes de 1,5 Kg de maconha, 340 pinos de pô branco, 790 trouxas de maconha, 50 frascos de loló, 65 ampolas de adrenalina, 1 rádio transmissor .

25º BPM (Cabo Frio)

Na comunidade Rainha de Sucata, em Cabo Frio, dois suspeitos foram detidos com material entorpecente enterrado em um tonel (1147 cápsulas de cocaína e 2420 buchas de maconha) e um detido com material entorpecente e balança de precisão.

35º BPM (Itaboraí)

Policiais militares abordaram veículo suspeito em Manilha. No veículo, que era produto de roubo, com quatro ocupantes foi apreendido um pistola calibre 380, um carregador, seis telefones celulares e cartões de crédito roubados.

PM apreende 104 pinos de cocaína em Goitacazes

ap201

Policiais militares do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) apreenderam mais de 100 pinos de cocaína e farto material para embalar drogas na tarde desta segunda-feira (20) por volta das 15h, na Rua Nova, em Goitacazes, na Baixada Campista.

A polícia informou que a apreensão foi desencadeada após denúncias dando conta de que homens de uma facção estariam traficando drogas na Rua Nova, no local que já seria conhecido dos policiais como ponto de tráfico de drogas.

Imediatamente os militares procederam até o local, onde apreenderam 104 pinos de cocaína e farto material para embalar drogas, uma quantidade de aproximadamente mil pinos vazios.

O material entorpecente apreendido foi encaminhado para 134ª DP/Centro, onde a ocorrência será registrada. Participaram da ação: sargento Brasil, soldados C. Freitas, Amaral Neto, F. Barreto e Montovanelli.

Família fica ferida após carro capotar em Quissamã

carro214

Uma família, entre eles um bebê de apenas dois meses, ficaram feridos após o carro em que estavam capotar na tarde desta terça-feira (21) por volta das 14h, em Quissamã.

A polícia informou que a família estava em um carro modelo Renault Sandero, de cor prata, com placa de Nova Iguaçu-RJ, quando o condutor perdeu o controle do veículo e acabou capotando.

No carro, estava um casal e um bebê de apenas dois meses. As vítimas, que não tiveram seus nomes divulgados até o momento, foram socorridos e levados para o Hospital Municipal Mariana Maria De Jesus na cidade.

Campos não registra há dois meses um único caso de dengue

Nos meses de maio e junho deste ano, nenhum caso de dengue foi confirmado no município. Mesmo assim, o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, alerta para que a população continue fazendo sua parte e contribua com as ações do governo municipal no combate ao Aedes aegypti, transmissor também da zika, febre amarela e chikungunya.

– Não tivemos nenhum caso de dengue em maio e junho, mas isso não significa que a prevenção deve acabar. Não podemos relaxar. O trabalho do dia a dia é muito importante. Reservar aqueles 10 minutos por semana para fiscalizar nossos imóveis e terrenos continua sendo primordial – alertou Venâncio.

A Prefeitura de Campos realiza diversas ações que contribuem para o controle do vetor. Todas as sextas-feiras, por exemplo, a Secretaria de Saúde realiza mutirões contra o Aedes aegypti em bairros com mais casos de dengue, por meio de trabalho integrado entre diversas secretarias.

– Os agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) também aderiram ao enfrentamento ao mosquito – disse o secretário de saúde.

Além disso, cerca de 300 agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam intensificando as visitas domiciliares em todo município diariamente, visando à eliminação de focos do mosquito transmissor das quatro doenças.

Inverno começa e frio deverá ser rigoroso

Apesar de o frio já ter chegado de forma intensa a várias regiões do Brasil, o inverno começou oficialmente às 19h34 desta segunda-feira e irá até 22 de setembro. Diferentemente dos invernos de 2015 e 2014, quando o país teve pouquíssimo frio, os próximos meses devem ser caracterizados por temperaturas mais baixas, principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, dentro da normalidade esperada para a estação.

Nos dois anos anteriores, o inverno teve temperaturas mais altas principalmente devido à influência do fenômeno El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico que impacta no clima de várias regiões do mundo. Segundo a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, estamos saindo da condição de El Niño e entrando em um estado de neutralidade.

— Há expectativa de novas ondas de frio ao longo de toda a estação, como ocorreu na semana passada. Não deve ser um frio contínuo, mas em ondas — afirmou.

No final do inverno, poderá haver a formação do fenômeno La Niña (resfriamento das águas do Pacífico).

— Este fenômeno ainda não está estabelecido, mas deve ganhar mais persistência ao longo do inverno e poderemos observar suas consequências no fim do inverno e início da primavera, com o frio podendo se estender um pouco mais até o início da próxima estação — disse a meteorologista.

PREVISÃO DE MENOS CHUVA

As chuvas também devem ocorrer dentro da normalidade esperada para o inverno, que costuma ser uma estação seca em grande parte do país.

— As chuvas ficam dentro da média em grande parte do país. Vamos acabar tendo mais chuvas no Rio Grande do Sul e no extremo Norte — disse.

Devido ao clima seco na região central do país, pode ocorrer um aumento do número de queimadas na área, disse Olivia. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), as áreas de risco para fogo na vegetação estão concentradas nas regiões Centro-Oeste e Nordeste e no sul da Amazônia, com aumento nas ocorrências de queimadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia, Tocantins, Maranhão, Minas e São Paulo.

Apesar das temperaturas mais baixas, os meteorologistas não esperam um inverno com neve em várias cidades como em 2013.

— A chance sempre existirá nestes próximos três meses, mas apenas para áreas mais altas das Serras Gaúchas e de Santa Catarina” — afirmou o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo.

RJ elevou despesas com pessoal

Em estado de calamidade pública decretado devido à crise em suas finanças, o Rio de Janeiro foi o Estado que mais elevou as despesas com pessoal a partir de 2009, segundo relatório do Tesouro.

De acordo com o documento, os gastos com a folha de pagamentos nos três Poderes do Rio cresceram 70% acima da inflação no período, uma alta bem superior ao padrão dos governos estaduais.

Os números do Tesouro mostram uma mediana –o ponto central das taxas, quando listadas em ordem de grandeza– de 38% na expansão real dessa despesa nos 26 Estados e no Distrito Federal.

Os dados mostram que o colapso orçamentário do Rio não se deve apenas à queda das receitas com o petróleo e aos compromissos com a Copa de 2014 e a Olimpíada.

Nos últimos anos, o Estado também aproveitou momentos de bom desempenho da arrecadação –impulsionados pela alta do petróleo–para elevar gastos permanentes com servidores.

A extensão das consequências da prática, no entender do Tesouro, ainda não estão devidamente explicitadas na contabilidade oficial do Rio.

As estatísticas do Estado mostram que o gasto com pessoal, em 2015, foi de R$ 22,1 bilhões, equivalentes a 43,1% da receita anual –bem abaixo do teto de 60% fixado pela legislação nacional.

Os números considerados pelo Tesouro são bem diferentes: a despesa no ano passado foi de R$ 31,7 bilhões, ou 62,8% da receita –acima, portanto, do limite legal.

A discrepância acontece porque parte dos Estados, a partir de uma interpretação da Lei de Responsabilidade Fiscal, exclui da conta aposentadorias e pensões.

A Secretaria de Fazenda do Rio informou que a expansão da despesa do Estado com a folha foi puxada pelo deficit previdenciário. A maior parte da receita do petróleo deveria cobrir esses encargos. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

 

Prêmio da Quina de São João aumenta e chega a R$ 140 milhões

O prêmio previsto para a Quina de São João aumentou e o concurso especial vai sortear, na próxima sexta-feira (24), R$ 140 milhões, valor 8% maior do que o pago no ano passado. Os cinco números da modalidade serão revelados às 20h, na cidade de Campina Grande (PB), onde está estacionado o Caminhão da Sorte. As apostas vão até as 19h do dia do sorteio.

Aplicado na Poupança da CAIXA, o prêmio renderia mais de R$ 915 mil, o equivalente a cerca de R$ 30,5 mil por dia. O dinheiro também é suficiente para adquirir 70 imóveis no valor de R$ 2 milhões cada, ou montar uma frota de 215 carros esportivos de luxo.

O prêmio da Quina de São João não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores da quadra e assim por diante. O preço da aposta simples, com 5 números, é de R$ 1,50.

Durante esta semana, não serão realizados outros concursos da modalidade, apenas o da Quina de São João. Todas as apostas realizadas durante esta semana serão direcionadas ao sorteio especial de sexta-feira.

Bolão CAIXA:
Apostadores que quiserem mais chances de ganhar podem fazer um Bolão CAIXA, dividindo cotas com amigos e familiares, preenchendo no campo específico do bilhete da Quina a quantidade de participantes. O bolão também pode ser solicitado diretamente ao atendente da lotérica, informando os números da aposta e a quantidade de pessoas que irão participar.

Também pode ser adquirida uma cota de bolão organizado pelas lotéricas, podendo pagar uma tarifa de serviço de até 35%. O atendente registrará a aposta e emitirá o recibo da cota, com o qual o apostador poderá resgatar seu prêmio, caso seja ganhador, em qualquer agência da CAIXA.

Como jogar:
Para apostar na Quina, basta escolher de 5 a 15 números, entre os 80 disponíveis. São seis sorteios semanais, de segunda-feira a sábado, sempre às 20h. O apostador que acertar 5, 4, 3 ou 2 números, recebe o prêmio da respectiva faixa. Ao apostar nas Loterias da CAIXA, o cliente pode ainda optar pela Surpresinha, quando o sistema escolhe os números por ele, e ainda concorrer com o mesmo jogo por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos consecutivos com a Teimosinha.

Novo Hospital São José: 90% das obras estão concluídas

As obras do novo Hospital São José, em Goitacazes, Baixada Campista, entram na fase de instalação de toda parte elétrica. Além disso, as redes de gases e de incêndio e a colocação de parte do forro já estão para ser iniciadas. A unidade de saúde, que ocupa uma área com 2.700 metros quadrados, encontra-se com mais de 90% das obras concluídas. A parte de pintura prossegue em fase de execução.

– A população da Baixada Campista vai contar com um hospital muito bem estruturado. Estamos nos empenhando para entregá-lo no menor prazo possível – disse o diretor de engenharia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Raphael Bechara de Araújo.

Assim que entrar em funcionamento o novo Hospital São José contará com novos leitos de observação, salas para mamografia, higienização, gesso, Raios-X, endoscopia, eletrocardiograma, cardiologia, odontologia e reanimação.

A estrutura inclui ainda, unidade intermediária, salas de nebulização, observação pediátrica, observação feminina e masculina, espera, arquivo, sanitários masculino e feminino e acessibilidade.