2º lote do IR tem 1,6 milhão de pessoas; consultas abrem nesta 6ª

O segundo lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011, ano-base 2010, contempla 1,64 milhão de contribuintes e pagará R$ 1,9 bilhão em restituições, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (7) pela Secretaria da Receita Federal.

As consultas serão abertas nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, por meio do site da Receita na internet, ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 15 de julho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.

No primeiro lote do IR deste ano, pago em meados de junho, 1,5 milhão de contribuintes foram contemplados. O valor do pagamento foi de R$ 1,9 bilhão. Por conta do Estatuto do Idoso, o primeiro lote contemplou, principalmente, pessoas com mais de 60 anos (1,3 milhão de idosos).

A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda tem por base, além do Estatuto do Idoso, a data de entrega da declaração de ajuste anual. Quem enviou o documento primeiro, sem erros ou omissões, recebe a restituição mais cedo. Neste ano, o prazo foi do início de março até o final de abril. Mais de 24 milhões de pessoas enviaram a declaração em 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *