Em reunião na ACIC – Associação comercial e industrial de Campos no dia 19/04/2011, foi apresentada a demanda da mão de obra para os próximos anos, para instalação e operação da OSX, empresa do grupo MMX, informação esta repassada ao grupo de representantes da sociedade civil organizada, Reitores e Diretores de várias instituições de ensino, entre, Iff, Uff, Ucam, Uenf e outras.

A empresa OSX pretende usar no período de instalação mais 12.000  funcionários diretos, a maior parte em torno de 85% para cargos de nível técnico. A diretora de RH: Izabel Souza esclareceu que a idéia do grupo EBX contratar de pelo menos 40% de mão de obra local, porém as pessoas precisam se qualificar para ocuparem estas vagas.

A seguir os cargos que serão contratados:

Armador, Carpinteiro, Montador de estruturas, operador de equipamentos, fiscal ambiental, pedreiro, soldador, topógrafo, administradores, ajustadores de tubulação (mais ou menos 1.000 pessoas) almoxarife, bombeiro, caldeireiro, engenheiro, esmerilhador, instrumentista, inspetor de soldas, mecânicos, montadores de andaime, pintores industriais, soldadores de tubulações e outros.

Porém o que mais me chamou atenção foi o fato da OSX  reservar 15% da mão de obra para jovens aprendizes, algo em torno de 1.800 pessoas. “Segundo a diretora de RH Izabel Souza, já houve um diálogo com o diretor do Senai, Paulo Machado” ao meu ver, os interessados deveriam procurar o Senai, para ver se tem algo em vista.

Pelo o que percebi a empresa pretende formar sua própia mão de obra, através de um centro de treinamento, dentro do complexo do porto do Açu. Com certeza terá todas as especialidades necessárias para atender a demanda do grupo EBX e outras empresas da Honding.

Todas as empresas serão contempladas por este centro de treinamento, um projeto piloto já está em operação e hoje funciona com 400 alunos matriculados.

Você que está sem emprego prepare-se em Junho de 2012 será o auge com 5.532 vagas só neste mês, porém vejo  com preocupação pois será as vésperas da eleição para prefeito de 2012 , Será que é pura coincidência , isso  me fez lembrar do ano de 2008, quando foi contratado mais de 2.000 caminhões caçamba a R$ 0,18 por tonelada, por km rodado, quebrou todo mundo!!! Foi um grande presente de “grego”, mas desta vez, tudo vai ser diferente, afinal o RH do grupo EBX informou que está preocupado com as praticas adotadas pelo RH das empreiteiras contratadas, tipo assim  interferindo na cozinha da casa do outro, será?

mais informação visite o saite : www.portodoacu.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *