Pezão inaugura duas Clínicas da Família

 

Mais dois municípios da região Norte Fluminense passam a contar, a partir de desta segunda-feira (8), com as Clínicas da Família, que serão inauguradas pelo governador Luiz Fernando Pezão, que estará em Cardoso Moreira, às 15h, e em Conceição de Macabu, às 16h30, acompanhado do ministro da Saúde Arthur Chioro, e do secretário de Estado de Saúde Felipe Peixoto. Antes, na capital do Estado, as autoridades participam de Início das atividades da central unificada de regulação (Reuni-RJ), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

As clínicas foram construídas pelo Governo do Estado e receberam investimentos de R$ 1,3 milhão cada uma e se somam às 12 clínicas já inauguradas pelo Estado e que, atualmente, estão sob gestão das prefeituras. A 12ª unidade foi inaugurada há pouco mais de um mês também na região Norte, em São Fidélis. Na ocasião, dia 24 de abril, o governador também participou da solenidade. As demais ficam em Niterói, Bom Jardim, Três Rios, Quatis, Búzios, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Rio Bonito, Sapucaia, Queimados e Aperibé. Outras cinco clínicas estão em construção nas cidades de Seropédica, Itaguaí, São Francisco de Itabapoana, Barra Mansa e Rio Claro.

— Nosso sonho é levar uma Clínica da Família para cada um dos municípios do Rio de Janeiro. Vamos continuar dando apoio às prefeituras. Saúde é prioridade para o nosso governo — afirmou Pezão, quando esteve em São Fidélis, reforçado pelo secretário de Estado de Saúde Felipe Peixoto. “A atenção básica é fundamental no contexto da rede pública de saúde. Estamos atentos às demandas dos municípios porque entendemos a importância do apoio às prefeituras. Continuaremos a trabalhar no sentido de oferecer qualidade no serviço oferecido à população”, disse.

As Clínicas da Família foram criadas para trabalhar a prevenção, a promoção da saúde, o diagnóstico precoce de doenças e o tratamento.

Estrutura — As Clínicas da Família seguem o mesmo modelo de estrutura. São 362 metros quadrados de área construída, com cinco consultórios para atendimento médico e para consulta de enfermagem, além de dois consultórios para atendimento odontológico. Cada equipe da Estratégia de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Por unidade, a capacidade é de atender até 12 mil pacientes por mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *