Projeto de estrada de ferro é entregue

 

Em evento realizado segunda-feira (1º) na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, os secretários de Estado de Transportes do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Carlos Roberto Osorio e Paulo Ruy Carnelli, entregaram ao ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e ao diretor geral da ANTT, Jorge Bastos, o projeto revisado da nova estrada de ferro EF 118 Rio-Vitória. Com a entrega da documentação, o ministro dos Transportes autorizou a marcação das audiências públicas no Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes e em Vitória para o próximo mês de julho. Essas audiências são a última etapa a ser vencida para que o projeto da nova ferrovia seja encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Nova ferrovia terá 577 km de extensão e interligará os complexos portuários do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A nova ferrovia Rio-Vitória faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado pelo Governo Federal em 2012, que previa a concessão, por parte da União, de 12 novas ferrovias no país. Em 2013, os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo celebraram convênio para avaliação e elaboração do projeto da nova ferrovia.

A EF 118 interligará a Região Metropolitana do Rio com Vila Velha, na grande Vitória. Com extensão de 577 km, essa ferrovia se articulará com a futura EF 354 (Estrada de Ferro Transcontinental – ligação ao Peru), a partir de Campos dos Goytacazes, atravessando as regiões minerais e agrícolas do centro do país, e possibilitando a conexão com os mercados europeu e asiático.

Além disso, a nova ferrovia estará interligada com a rede da concessionária MRS, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais. E, no Espírito Santo, com a estrada de ferro Vitória-Minas.

A EF 118 atenderá a demanda da rede portuária dos dois estados, incluindo os portos de Sepetiba, Itaguaí, Macaé, Barra do Furado e Açu, no Rio, e os portos Central e Tubarão, no Espírito Santo.

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