Dia_muncial_proteccao_civil

Assinala-se hoje, 1 de Março, o Dia Internacional da Protecção Civil, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Governo.

A protecção civil define-se como um sistema de gestão dos serviços de emergência, no qual cada país proporciona a protecção e assistência a toda a sua população perante qualquer tipo de desastre ou acidente, seja de origem humana ou natural. Surgiu no dia 12 de Agosto de 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, como uma das disposições concedidas para complementar os trabalhos da Cruz Vermelha.

Entende-se por Protecção Civil o cumprimento de tarefas no campo da prevenção de riscos, como no de atenuar situações de acidentes ou catástrofes, prestação de assistência/socorro de pessoas e outros seres vivos em perigo, protegendo bens, valores culturais, ambientais ou de interesse público e apoio na reposição da normalidade nas áreas que tenham sido afectadas.

Por todo o país estão previstas muitas actividades de prevenção e sensibilização organizadas por várias entidades (Bombeiros, PSP, GNR, etc.) em diversos espaços, desde as escolas aos centros de dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *