A 1ª Feira Agro Familiar (Feira e Mostra Tecnológica da Agropecuária e Pesca Familiar) começa hoje (quinta-feira, 22), na Fundação Rural de Campos. A abertura oficial será feita pela Prefeita Rosinha Garotinho na sexta-feira (23), às 16h, com a inauguração da Mini-Granja Novos Tempos. O evento prossegue até sábado (24), das 16h às 23h, com entrada franca. A realização é da prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Pesca.

Aula show de culinária, com o chef Alessandro Eller, apresentador do programa “Sabor a Bordo”, da TV Tribuna (ES), é uma das atrações da feira. Para o preparo dos pratos serão utilizados produtos locais, adquiridos na Feira Livre do Mercado Municipal e na Feira da Roça. A programação inclui exposição de máquinas e equipamentos, palestras, Dia de Campo sobre Produção de Abacaxi, Feira de Adoção de Animais e moda de viola e sanfona.

– O objetivo da feira é inteirar o pequeno produtor com o processo tecnológico que tem acontecido na atualidade. A gente está trazendo as empresas com foco para a agricultura familiar. Estamos convocando produtores, associações, feirantes, trabalhadores rurais, Colégio Agrícola Antônio Sarlo, Instituto Federal Fluminense (IFF), Uenf, Universidade Rural, Pesagro, Sebrae e Emater – informa o coordenador do evento, Guilherme Ribeiro. A estimativa de público é de 2 mil a 3 mil pessoas por dia.

Além de máquinas voltadas para a agricultura familiar, uma das novidades é uma máquina colhedora de cana crua. Entre as palestras, “Legumes, verduras e frutas minimamente processados”, “Colheita de cana sem queima” e “Avicultura em Campos”. As palestras, gratuitas, são abertas ao público. Os interessados podem se inscrever na própria feira, na hora. A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social participa do evento com a Feira de Artesanato, reunindo trabalhos confeccionados por usuárias do Programa de Inclusão Produtiva.

Mini-Granja – Instalada na Fundação Rural de Campos, a Mini-Granja Novos Tempos tem atualmente 1.700 pintinhos, que estarão prontos para o abate dentro de 35 dias. O espaço conta com aclimatação e toda tecnologia necessária para a avicultura de corte. O galpão foi construído com material da região (tijolos e ferragem reaproveitados), para reduzir os custos.

Fonte: Prefeitura de Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *