“Limpa Rio”

Após um período de chuvas intensas e enchentes, o Norte e Noroeste Fluminense começam a se preparar para receber uma série de obras nos municípios de Aperibé, Itaocara, Itaperuna, Laje de Muriaé, Santo Antonio de Pádua e Cardoso Moreira, em parceria com os governos federais, estaduais e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que visam a limpeza dos rios que fazem parte dos municípios afetados.

O INEA  informou que fornecerá técnicos e aparelhos para a realização dos trabalhos, e as prefeituras, serão responsáveis pela listagem de aparelhos e verba necessários, além dos rios e das áreas a serem limpas.

Prefeitos do Norte e Noroeste do Estado participaram de uma reunião na semana passada, contando com a presença de representantes do Inea para a realização do projeto “Limpa Rio” tendo o intuito identificar as necessidades dos municípios para alocação imediata de máquinas e equipamentos, a fim de ajudar na recuperação das áreas atingidas pelas enchentes.

Desafio do instituto é atender à região: criado em 2007 pelo governo do Estado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tem a principal função de proteger, conservar e recuperar o meio ambiente, para a promoção do desenvolvimento sustentável. O novo instituto, criado em 12 de janeiro de 2009, unifica e amplia a ação dos três órgãos ambientais vinculados à secretaria estadual do Ambiente (SEA): a Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente (Feema), a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O órgão sediado no Rio de Janeiro, no mesmo prédio onde está instalada a secretaria estadual de Ambiente (SEA), se tornou a verdadeira “Casa da Natureza”, e permite uma atuação integrada da secretaria responsável pela formulação da política ambiental e o seu principal órgão executivo.

Desde sua implantação, o Inea, tem o grande desafio de integrar a política am-biental do Estado e atender às demandas da sociedade nas questões ambientais, oferecendo agilidade no atendimento, mecanismos de controle, acompanhamento e participação.

Os contatos com o  Inea no Rio podem ser feitos pelo site www.inea.rj.gov.br/ ou pelos telefones (21) 2334-7910 e (22) 2731-6494.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *